carregando

Consultoria

Qual o tipo de adicional que é devido ao trabalhador de clinica de imagem em saúde com exposição a radiação ionizante? É insalubridade grau máximo conforme orienta o sindicato de classe ou periculosidade conforme a NR 16? O que indica a legislação atual principalmente em relação a técnicos de radiologia?
Fixado pela empresa de saúde ocupacional o percentual de 20% para o cálculo de insalubridade para os funcionários. Assim qual a forma correta de se calcular?
Questionamos a respeito da obrigatoriedade no pagamento de adicional de insalubridade em relação a função de auxiliar de laboratório. Informamos, que a função a qual o funcionário está submetido exige contato frequente com animais (aves), ou seja, contato com sangue e microorganismos. A execução desta função é nociva à saúde do funcionário? Precisamos pagar adicional de insalubridade? Se sim, em qual grau e porcentagem? Os EPI’S isentam a percepção de tal adicional?
Somos obrigados fornecer bloqueador solar para funcionários que trabalham a céu aberto? E óculos escuros?
Funcionário da empresa indicado pelo empregador e não por voto, pra ser integrante da CIPA como cargo de secretario (a) tem estabilidade? E quem tem estabilidade por votação são diretores e vice da CIPA?
Gostaria de saber se o vaqueiro (tirador de leite) tem direito ao adicional de insalubridade.
É possível a concessão de adicional de insalubridade para empregado rural (utilização de pesticida e/ou outros produtos tóxicos) mesmo que não consta na relação da NR 15 o benefício para empregado rural? Qual tese sustentar para elaborar defesa pelo empregador rural?
O adicional de insalubridade, dado através de laudos pela Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho que ira informar se é uma área insalubre ou não e sua porcentagem. No causo de uma área insalubre, por exemplo, adicional 20% essa porcentagem é sobre o salário mínimo nacional, ou regional, ou ainda soma seu salário base mais horas extras multiplica o 20% (já que essas horas extras ele também está exposto).
Tenho dúvidas sobre o técnico em segurança do trabalho, a partir de quantos funcionários que é obrigatório. Eu ouvi falar em apartir de 100 funcionários, mas em uma propriedade que tenha mais de 50 funcionários na lavoura já tende a ter esse técnico.
Preciso de uma orientação em relação ao adicional de insalubridade para trabalhadores de granjas de aves e suínos. Entendo que a nossa NR 15 determina que onde haja agentes nocivos à saúde do trabalhador aí existe o adicional, entretanto existem jurisprudências que afirmam que em granjas apesar dos riscos ocupacionais existentes não cabe insalubridade, acontece que no sindicato desta categoria da nossa região exige o pagamento deste adicional pois foi acordado em convenção coletiva, e daí?
Somos uma empresa rural, criação de gado bovino para corte. Pergunta. Quais os EPI (Equipamento de proteção Individual) devemos usar, e os quais os exames médicos devemos realizar (Admissão, Demissão, e os Periódicos) a cada 1 ano ou a cada 2 anos?
Tenho plantação de banana, com 13 empregados registrados. Na propriedade não existe casa uma vez que todos moram na cidade. Faz-se necessário a construção de instalações sanitárias ou outras para atender as exigências da legislação trablhista? É fixado um nº mínimo de empregados para tal exigência?
Em uma empresa Agroindustrial, qual Norma Regulamentadora deve ser considerada, NR 5 ou NR 31 para dimensionar e constituir a Comissão Interna de Prevenção?
Tenho uma propriedade com menos de 20 funcionários estou obrigado e implantar o PPRA-PCMSO e o PPP, que fala na NR-31 ou somente seguindo as orientações da portaria fico certo com o Ministerio do Trabalho?
Fui informado que na propriedade rural onde já está implantada a CIPATR, mesmo que o número de trabalhadores seja abaixo de vinte é obrigatório a continuação do programa.
Em caso de trabalhador rural na aplicação de defensivos agrícolas o uso do EPI substitui o adicional de insalubridade? Somos obrigados a pagar o adicional se o empregado recebeu o equipamento?
Para a safra café de 2006 (Minas Gerais) é obrigatório o uso de banheiros quimicos na lavoura? Estas exigências mudam por estado ou são nacionais?
Quando a propriedade rural entrega um EPI ao funcionário para ser utilizado por ele nas atividades, qual o tempo de duração desse material? Temos que trocar a cada ano como os calçados? Existe formulário próprio para ele assinar?
A função de inseminador dá direito a adicional de periculosidade ou insalubridade? E a de boiadeiro (curar bezerros, ajudar na inseminação, descornar animai, etc.) Existem niveis diferentes de insalubridade? como 10%, 20% ou 50%?
Numa propriedade rural com 20 empregados somos obrigados a realizar o LTCAT, PPRA e PPP?

Página 1 de 2