carregando

Consultoria

Quando se contrata um funcionário pelo salário minimo, qual o salário a constar em CTPS. O valor bruto de R$ 415.00 e desconta o INSS ou o valor bruto descontando o INSS?
Estamos selecionando candidato para exercer a função de enfermeiro trainee. Gostaria de saber: Posso contratar pelo regime da CLT. Pelo um período determinado de 12 (doze) meses? O contrato é o normal para celestista?
É possível contratar uma secretária para um curso com atividades de atender telefonemas, ligar para diversos, atender os clientes e outros serviços pertinentes a função. E, quando solicitada fazer serviços externos de divulgação da empresa em locais estratégicos. Para isso, é possível a empresa dar comissão ou outro tipo de benefício?
É permitido ao funcionário aposentado por insalubridade continuar trabalhando em local insalubre? O que pode acarretar para a empresa enquadrada no risco de insalubridade, que admitir este funcionário? E para o funcionário quais são os riscos?
É devida a multa de 40% do FGTS nos casos de rescisão antecipada por iniciativa do empregador no contrato de experiência, além da indenização de metade do valor devido até o término do contrato?
Qual é o prazo máximo (tempo), para realizar um contrato de trabalho emergencial?
Tenho uma empresa na cidade x, e vou contratar um funcionário que mora na cidade y, além do vale-transporte, devo pagar-lhe algum outro adicional ou benefício, em virtude de morar em local distinto de onde está sediada a empresa?
Vou contratar um funcionário para trabalhar na função de faxineiro e vou pagar o piso da categoria. O mesmo sempre trabalhou como porteiro ganhando acima do piso. O mesmo vai continuar a pertencer a mesma categoria sindical, mas com função diferente e salario inferior do ultimo emprego. Posso fazer tal contatação.
Uma empresa que demitiu um funcionário sem justo motivo e após 3 meses ela quer recontrata-lo isto é possível, quais as consequências desta situação.
Uma empresa com sede em Dourados/MS, contrata um funcionário para trabalhar na cidade, passado 2 anos o empregador precisa que este funcionário se mude para outra cidade devido a demanda de serviço, o empregador é obrigado a pagar o aluguel deste funcionário nessa nova cidade? Por ser transferido de uma cidade para a outra o funcionário tem direito a alguma indenização? Qual o procedimento legal que a empresa deve tomar para não ter problemas futuramente com esse funcionário?
Gostaria que me indicasse doutrina sobre o assunto e se é viável ter em uma empresa esse regulamento e como ele é encarado pelas varas e tribunais do trabalho.
A CLT prevê o contrato de experiência por no máximo 90 dias e prevê uma prorrogação possível. Assim, posso elaborar um contrato de 10 dias por exemplo e depois prorrogar por no máximo 80 dias, é isso? Não precisa ser por igual período a prorrogação, né? Se dou por 40 dias não preciso prorrogar por mais 40 necessariamente, se quiser posso prorrogar por mais 30 ou 50 dias, certo?
Algumas vezes, em um estabelecimento comercial (Bar), inicia um garçom e fica uns 15 dias trabalhando de teste ou experiência e depois a pessoa desiste e/ou "demitimos" essa pessoa. Mesmo a empresa ciente da necessidade do registro mesmo em caso de experiência, não compensa para ela registrar pelo trabalho de 6 dias ou dois finais de semana. Assim, qual a melhor forma de constar em um recibo do período para tentar demonstrar que foi somente uns extras para tentar descaracterizar um possível vínculo? Isso é possível?
Uma empresa (auto escola) pode contratar um funcionário para trabalhar em duas funções, sendo meio período como auxiliar de administração e meio período como instrutor, fazendo constar os dois registros na CTPS? Qual a base legal se existe esta possibilidade?
Uma empresa precisa contratar um funcionário para trabalhar apenas na sexta, sábado e domingo, é legal este tipo de contrato? Quanto a forma de estipular o salário qual a melhor forma de pagar? Por hora trabalhada, por dia ou definir um valor X por mês? Lembrando que os dias acima citados serão fixos, existe algum impedimento legal?
Solicito a gentileza de uma informação sobre Registro de empragada no meio rural, cfe segue anexo: - O empregador rural tem uma funcionária e quer assinar a sua CTPS, ela trabalha 4 horas por dia somente nas segundas, quartas e sextas-feira, totalizando 12 horas semanais, ela executa trablahos domésticos apenas, o empregador paga R$ 360,00 mensal. Ela não reside na propriedade apenas seu esposo que tambem é funcionário, ela reside na sua casa na cidade. Pergunta-se: - Como posso registrar a funcionária? - Registrar mensal? - Registrar apenas os dias que ela trabalha? - Posso registrar como doméstica na área rural?
Feito o contrato de experiência por um período de 90 dias, no caso de dispensar o funcionário antes do vencimento do contrato, a empresa precisa pagar de acordo com os dias que faltam para o vencimento do mesmo? Como é feito o cálculo? De acordo com os dias que faltariam para o término do contrato?
Como fica a questão de terceirizar mão de obra em atividades meio e fim? Quais suas vantagens e os pontos negativos em relação a contribuições de forma geral?
Tenho um funcionário que necessita de viajar para o chile em razão de ter noticia de que sua genitora não está bem. Gostaria de saber se possamos suspender o contrato de trabalho do mesmo como licença não remunerada e até quantos dias eu posso conceder ou não posso e que respaldo juridico eu tenho.
Dois funcionrios sero contratados na mesma data, para a mesma funo, com o mesmo cargo. Porm, um deles tem muito mais experincia que o outro. Diante disso, podemos pagar salarios diferentes a eles? Ou pelo fato de exercerem a mesma funo precisamos remunera-los igualmente?

Página 6 de 10