Diferenças de currículo 2019 e 2021

Um currículo bem feito e bem escrito faz muita diferença na hora de concorrer a uma vaga de emprego, mas será que mudou muito de uns tempos para cá?

O currículo é uma peça importante na hora de se apresentar para uma empresa e isso não vai mudar, pois você precisa chegar até a empresa de alguma forma, e essa com certeza é a indicada. 

Vamos conferir abaixo as principais diferença entre os currículos de 2019 e 2021 para os de atualmente:

 

  1. Era necessário imprimir o currículo para entregar nas empresas 

 

Antes você tinha que imprimir diversos currículos para entregar em mãos nas empresas, bater na porta de cada uma e entregar. Na maioria das vezes você nunca era chamado para a entrevista.

Já hoje em dia você faz o seu currículo e pode enviar através de email, plataformas de seleções (que tem duas opções você pode preencher tudo novamente ou anexar o seu currículo).

 

  1. Muitas vezes você não sabia o que colocar no currículo

 

Antes não tinha muita informação de como montar um currículo que chamasse atenção das empresas e assim o candidato ser chamado para entrevista. Pois muitas não sabiam o que colocar e não valorizava a sua experiência e jornada profissional.

Hoje você encontra diversos modelos de currículo para baixar e assim atrair o seu futuro emprego, através de um currículo bem feito. 

 

Leia mais: Carta de apresentação modelos prontos 

 

  • Você tinha que ir diversas vezes na empresa 

 

Era necessário ir na empresa diversas vezes para fazer muitas etapas de processos seletivos: 

No primeiro momento você entregava o seu currículo

Após analise era chamado para entrevista

Tinha a primeira conversa quando ocorria tudo bem, era chamado novamente para uma dinâmica e conversa com o gestor

Ligavam novamente para ter uma nova entrevista com o gestor e diretor da área.

O processo seletivo acabava sendo muito demorado, porque tinham muitas etapas burocráticas. 

Hoje você realiza todas as etapas online, dinâmicas online, entrevista com a área de RH online e após dar tudo certo até aqui, está na hora de conversar com o gestor online também. 

O processo ficou mais rápido e você não precisa se locomover até a empresa várias vezes, isso faz com que não gaste aquele dinheiro, que você não tem! Não é verdade?

Então hoje o currículo pode ser muitas vezes o seu perfil do Linkedin, um vídeo onde você fala das suas experiências ou até mesmo o seu tik tok. 

Muitas pessoas já usam as redes sociais para atrair empresas, sim, é uma apresentação onde a pessoa fala dos seus pontos fortes e como poderia agregar para o crescimento daquela empresa. 

Temos muitas informações e com isso ficou mais fácil de montar aquela carta de apresentação e currículo super bem feito e chamativo é claro.

 

É isso 

 

Foram pequenas diferenças, mas que mudaram o jeito de enviar e se apresentar para aquela empresa e vaga que você sonha em trabalhar.

Agora é usar a tecnologia a seu favor e mostrar para o mundo que você pode fazer diferença. 

É isso espero vocês no próximo post.

Deixe um comentário