Melhores lugares para fazer intercâmbio e estudar inglês fora do Brasil

Hoje em dia, com o aumento da globalização, estudar inglês tem se tornado cada vez mais necessário, tendo em vista que esta é considerada a língua oficial das negociações. Nesse contexto, muitas das vezes, seja para acelerar o aprendizado da língua através da estratégia de imersão ou até mesmo para tornar o sotaque mais próximo de um falante nativo, o fato é que muita gente opta por viajar para fazer um intercâmbio. Mas você sabe quais são os melhores lugares para fazer intercâmbio e estudar inglês fora do Brasil? Abaixo, falaremos um pouco sobre esse assunto, confira!

Como funciona o intercâmbio no exterior?

Com o intuito de aprender mais rápido o inglês, muita gente opta por um intercâmbio para algum país que tenha o idioma de origem anglo saxão como língua oficial. Atualmente, existem diversas formas de intercâmbio para esses lugares e algumas das principais são:

  • Viajar por conta própria a turismo;
  • Viajar com o intuito de fazer um curso de férias do idioma (normalmente com duração que pode variar entre 1 e 6 meses, sendo o mais comum o curso que dura 2 meses);
  • Fazer um intercâmbio para cursar uma parte do ensino médio ou uma parte do ensino superior em outro país (normalmente com duração de um ano);
  • Além de diversas outras maneiras;

Dentre as formas de intercâmbio que foram citadas anteriormente, a maioria das pessoas, quando desejam usar a viagem para aprender a nova língua, optam por fazer um curso de férias no país de origem. Normalmente, essas pessoas compram o pacote que é vendido no Brasil e viajam para fazer o curso em alguma escola de idioma ou até mesmo dentro de alguma universidade do país que fala inglês.

Nesse curso, é comum que haja pessoas de diversos lugares do mundo inteiro juntas em uma sala para assistir às aulas teóricas. Além da teoria, dentro do próprio curso, dá para fazer uma imersão de “speaking” com falantes nativos. Porém, o grande diferencial desse curso está fora do ambiente acadêmico: a necessidade de ter que sobreviver em um país estrangeiro faz com que você seja forçado a testar o seu inglês. 

Como fazer intercâmbio e estudar inglês fora do Brasil?

Se você tem interesse em fazer um intercâmbio para estudar inglês fora do país, saiba que existem diversas possibilidades. Por exemplo, existem programas governamentais que enviam gratuitamente estudantes de escolas e universidades públicas para diversos países (consulte a sua instituição de ensino para obter mais informações). Além disso, tem também a opção de pagar para sair do Brasil, comprando pacotes de cursos em agências de viagens ou então em cursos de inglês que possuem convênio com instituições de ensino ao redor do planeta.

Estudar inglês em Londres

A terra dos Beatles dispensa apresentações: Londres é uma cidade europeia que é berço cultural de diversas civilizações humanas. Por isso, ela junta o melhor da modernidade com toda a história que só uma metrópole milenar possui, dando a possibilidade que o turista visite os seus famosos museus, veja representantes arquitetônicos de diversas escolas, aprecie monumentos recentes, além de outras coisas.

Além disso, é em Londres que estão localizadas algumas das melhores escolas de inglês de todo o mundo. Sendo assim, se você deseja aprender o idioma de uma forma cultural, histórica e ainda ter o suporte da tradição britânica no ensino, então Londres deve ser considerada como uma alternativa de possível destino para a sua viagem rumo ao aprendizado.

Veja como é estudar inglês em Londres e quais os custos da viagem em nosso post especializado.

Estudar inglês na Inglaterra

Além de Londres, a Inglaterra é composta por diversas outras cidades e em algumas delas existem escolas de inglês. Nesse contexto, o grande diferencial entre aprender o idioma em uma capital cosmopolita, como Londres, e em uma cidade menor está no fato de que cidades pequenas fazem com que você precise se adaptar ao estilo de vida local (em Londres, por exemplo, existem muitos brasileiros, o que torna possível passar dias sem precisar falar inglês por lá).

Veja como é estudar inglês na Inglaterra e quais os custos da viagem em nosso post especializado.

Estudar inglês na Austrália

Um dos países mais lindos para se visitar, o grande diferencial de fazer intercâmbio na Austrália é no que diz respeito ao clima do país e a hospitalidade do povo: como brasileiro, você vai se sentir à vontade com o calor, as belas praias, uma cultura riquíssima e um povo que gosta muito de acolher estrangeiro. Sendo assim, se você deseja aprender o idioma em um local receptivo, com certeza a Austrália deve entrar na sua lista de possibilidades.

Veja como é estudar inglês na Austrália e quais os custos da viagem em nosso post especializado.

Estudar inglês em Malta

Apesar de pouco lembrada pela maioria dos brasileiros na hora de escolher o destino final, a ilha de Malta é um dos melhores lugares no mundo para aprender inglês de forma imersiva. Isso porque esse país, além da belíssima cultura e histórias seculares, tem um custo de vida bem menor (se comparado com o resto da Europa) e atrai diversos estudantes de todo o mundo, o que pode ser maravilhoso para dar uma experiência ainda mais completa ao seu intercâmbio.

Veja como é estudar inglês em Malta e quais os custos da viagem em nosso post especializado.

Estudar inglês nos Estados Unidos

Quando pensamos em intercâmbio para aprender inglês, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é ir para os Estados Unidos. Nesse contexto, a grande vantagem de fazer isso é devido ao fato de que, por ser um país muito procurado, ele oferece muitas opções de escolas de inglês, diversos lugares para praticar e uma rede de apoio para brasileiros. No entanto, como ponto negativo, está o fato de que é um pouco difícil conseguir o visto para entrar no país.

Veja como é estudar inglês nos Estados Unidos e quais os custos da viagem em nosso post especializado.

Estudar inglês no Canadá

Outro destino muito procurado é o Canadá, país que também tem o Francês como idioma oficial. Nele, a grande vantagem está no fato de que existem diversas opções de escola, os canadenses são bastante receptivos, o país inteiro conta com uma estrutura de primeiro mundo, além de diversas outras coisas. Além disso, se comparado com os Estados Unidos, é muito mais fácil conseguir visto para o Canadá.

Veja como é estudar inglês no Canadá e quais os custos da viagem em nosso post especializado.

Estudar inglês na Irlanda

Se você está buscando um lugar jovial, universitário e cosmopolita ao mesmo tempo, então não perca tempo: a Irlanda é o seu destino. Nesse país, especialmente em Cork, milhares de estudantes se reúnem para aprender o idioma, conhecer mais sobre a cultura deste belo local e conhecer gente de todo o mundo.

Veja como é estudar inglês na Irlanda e quais os custos da viagem em nosso post especializado.

Por que estudar inglês fora do Brasil?

Por si só, estudar inglês já oferece diversas vantagens para uma pessoa: melhores oportunidades, entre outras coisas. No entanto, no que diz respeito a estudar fora do país, as grandes vantagens estão no fato de que possibilita colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula; dá para melhorar o sotaque na hora de falar; além, é claro, de aprender mais sobre a cultura do povo falante nativo.

Deixe um comentário