Primeiro dia de aula de inglês ensino fundamental 1

O primeiro dia de aula é sempre um momento de muita expectativa, seja para um aluno ou até mesmo para os professores. Isso porque, tendo em vista que cada turma se comporta de maneira diferente, esses primeiros encontros são o que ditam o tom de todo o ano letivo. Nesse contexto, no que diz respeito ao inglês para a educação infantil, o primeiro dia de aula pode servir para capturar a atenção das crianças. Para te ajudar com esse momento, abaixo, criamos um artigo sobre o tema inglês ensino fundamental 1, confira!

Sobre o primeiro dia de aula:

Na maioria das disciplinas, especialmente nas direcionadas para crianças do ensino fundamental I, os professores separam o primeiro dia de aula para proporcionar aos alunos uma experiência diferente. Por exemplo, separam esse dia como sendo para acolhimento do ano letivo, fazem novas dinâmicas para incentivar a socialização da turma, além de diversas outras coisas.

Nesse contexto, abaixo, separamos algumas dicas do que fazer com os alunos:

  1. Promova um acolhimento: como os alunos do ensino fundamental I ainda são crianças, um acolhimento no primeiro dia de aula pode ser muito interessante. Por exemplo, receber as crianças na porta da sala, cumprimentar os pais dos alunos (caso seja possível), dar Boas-vindas para a turma, falar sobre as expectativas para o ano letivo que está sendo iniciado e coisas do tipo;
  2. Pergunte o nome das crianças: isso pode ser muito bom, pois incentiva que a criança se sinta ouvida durante a aula e faz com que as crianças novas na sala possam aprender mais facilmente o nome das outras pessoas que também vão estudar com ela ao longo de todo o ano letivo;
  3. Incentive a criação de uma roda de conversa no primeiro dia de aula: especialmente em uma turma que ainda não se conhece, esse momento é muito importante. Isso porque vai dar oportunidade para que os alunos interajam com a aula. Nesse contexto, durante a roda de conversa, você pode falar com os alunos sobre o que vocês vão fazer durante o ano, quais são as metas até o fim do ano e, claro, é importante que você puxe eles para participarem do diálogo. Sendo assim, que tal fazer perguntas para estimular o diálogo entre as crianças e o professor, fazendo com que elas se interessem pela aula? Por exemplo, você pode perguntar:
  • O que vocês esperam aprender em inglês esse ano?
  • O que vocês gostaram de aprender na disciplina do ano passado?
  • Quem teve contato com o idioma inglês durante as férias?
  • Onde vocês encontram inglês no seu dia a dia?
  • Vocês tiveram dificuldades em aprender inglês no ano passado?
  • Vocês jogam algum joguinho, escutam alguma música ou assistem filmes, ou séries no idioma inglês?
  • Quais são os países do mundo que falam inglês?
  1. Promova brincadeiras: por exemplo, faça dinâmicas com os seus alunos, como:
  • Peça para os alunos encontrarem na sala algum objeto que tenha alguma palavra escrita em inglês. Quem encontrar mais rápido o objeto e souber o significado da palavra, ganha;
  • Peça para os alunos citarem pelo menos dois países que falam a língua inglesa. Quem falar primeiro, ganha;
  • Escreva palavras em inglês em post-its e peça para os alunos colarem os post-its no lugar correspondente a ela (por exemplo, escreva parte do corpo, objetos que possam ser encontrados facilmente na sala de aula ou então palavras que possam ser colocadas na lousa para que eles façam a correlação);

O que fazer no primeiro dia de aula de uma disciplina de inglês no ensino fundamental I

Como mostrado anteriormente, existem diversas atividades, dinâmicas e outras coisas que podem ser feitas no primeiro dia de aula para atrair a atenção de um aluno e fazer com que ele fique prestando atenção na aula e até mesmo goste do professor e da disciplina. Nesse contexto, o impacto positivo de fazer alguma dinâmica ou acolhimento é muito importante para dar prosseguimento ao programa de aulas.

Dessa maneira, depois de fazer alguma atividade descontraída, para introduzir o conteúdo da aula, você pode iniciar jogando a pergunta para os alunos. Por exemplo:

  1. Pergunte como eles fizeram para aprender a escrever e a ler em português;
  2. Pergunte se eles acharam difícil aprender a ler e a escrever;
  3. Pergunte por que eles desejam aprender um novo idioma;
  4. Pergunte a importância do inglês na vida deles;
  5. Pergunte por que eles acham que o inglês é ensinado na maioria das escolas e não outro idioma;

Esse tipo de diálogo pode ser feito de maneira bastante rápida, desde que você escolha um representante para responder cada uma dessas crianças. No entanto, apesar da rapidez, ele vai fazer com que a criança internalize que o inglês é muito importante no dia a dia e que, por esse motivo, ela deve aprender o idioma na escola. Depois disso, você pode dar início a uma revisão básica dos conceitos de inglês que já foram vistos nos anos anteriores, só para aquecer a turma e fazer com que eles participem da aula. Por exemplo:

  1. Relembre como é feita a pronúncia do alfabeto na língua inglesa;
  2. Relembre como é feita a pronúncia dos números na língua inglesa;
  3. Aborde de forma lúdica conceitos sobre estações do ano, dias das semana, vocabulário do dia a dia e coisas do tipo;

Como deixar a aula de primeira aula de inglês para iniciantes inglês mais divertido?

Para aprender um novo idioma, as crianças precisam estar abertas. Sendo assim, é muito importante fazer com que elas encarem o inglês de forma divertida, especialmente durante o primeiro contato do ano letivo. Para isso, os professores precisam apresentar o plano de aula de uma forma descontraída, por exemplo:

  • Utilizando multimídias, como uma música que está na moda, o trecho de um filme ou série que crianças gostam;
  • Adotando a linguagem dos jovens para iniciar a aula, por exemplo, através dos memes;
  • Trazendo trechos de entrevistas de personalidades admiradas por esses alunos;
  • Fazendo com que as crianças participem da aula imitando alguma frase famosa dita em inglês;
  • Entre outras coisas;

Conteúdo programático de inglês para educação infantil

Preparamos um conteúdo programático de inglês para educação infantil você pode conferir as melhores dicas que separamos.

Conteúdo programático de inglês para educação infantil

Deixe um comentário