Porque o Inglês é a Língua mais falada no mundo

Quando falamos em segunda língua, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é o inglês. Esse idioma que é considerado a língua universalmente aceita, seja em entrevistas de emprego, na academia ou até mesmo durante transações comerciais, é, hoje, o idioma mais falado do mundo. Mas você sabe por que o inglês é a língua mais falada no mundo? Neste artigo, iremos explicar tudo isso e muito mais, confira!

Histórico da língua inglesa

Durante o período colonial, época em que os países da Europa criaram uma zona de influência no continente americano e asiático, Portugal entrou à frente da disputa pelas terras e conquistou um domínio territorial maior. No entanto, foi a Inglaterra quem se destacou por essa conquista: países como Austrália, Índia, Estados Unidos da América, África do Sul e Canadá ficaram sob a responsabilidade deste país.

Nesse contexto, os britânicos puderam usufruir das riquezas desses lugares. Além dos domínios territoriais, a coroa inglesa se destacou pelo comércio e pela pirataria. Sendo assim, grande parte do dinheiro que países como Portugal e Espanha conquistaram nos novos continentes, acabaram nos cofres britânicos.

Por esse motivo, a Inglaterra teve um grande impacto na vida das pessoas que viveram nos séculos XIX e XX. Ou seja, o lugar de potência mundial que hoje pertence aos Estados Unidos da América, antigamente era do Reino Unido. Por esse motivo, muita gente precisava falar inglês para fazer transações comerciais, viajar, além de diversas outras coisas.

A Hegemonia norte-americana

É de conhecimento mundial que os Estados Unidos da América, hoje, são uma grande potência financeira e cultural. Atualmente, grande parte do que é produzido no país, seja em termos de equipamentos eletrônicos, soja e outros bens materiais; de produções culturais como filmes Hollywoodianos, séries e programas de TV; além de produções científicas (o país é um polo de pesquisa) e, é claro, do famoso vale do silício, que produz e exporta inovações tecnológicas.

Impacto cultural

É inegável que o idioma inglês tem um enorme papel na cultura mundial. Seja através da arquitetura, por exemplo, o Palácio de Buckingham e a Casa Branca; dos museus de grande impacto que se lá se encontram, por exemplo, o MET, entre outros; dos livros clássicos, como é o caso dos escritos por Shakespeare; além, é claro, do impacto histórico e até mesmo do impacto científico que os países, pois as revistas de maiores relevância no cenário mundial são produzidas pelos EUA e pela Inglaterra, respectivamente a Science e a Nature.

Além disso, especialmente nos anos 1920, os EUA passaram a difundir pelo mundo o “American Way Of Life”, ou “Forma de vida Norte-americana” como sendo o jeito certo de viver. Sendo assim, tudo o que foi produzido pelo país desde então, inclusive a língua inglesa, passou a ter grande relevância no cenário mundial e, por isso, foi replicado como forma certa de viver, o que deu à língua o status de mais falada até hoje.

O inglês como um idioma fácil de ser aprendido

A língua portuguesa é cheia de regras de variações de verbos, gêneros, conjugações verbais, entre outras coisas. Para um não-nativo, aprender o português é uma tarefa um pouco difícil. No entanto, no que se refere ao inglês, a língua é muito enxuta nas suas regras e bastante flexível, o que a torna ainda mais fácil de aprender. Sendo assim, ela é ideal para ser usada de forma internacional.

Impacto tecnológico

Como dito anteriormente, os Estados Unidos da América são um país que exporta tecnologia, inovações, informações, além de diversas outras coisas. Por exemplo, no Vale do Silício, que está localizado na Califórnia, está a sede de diversas empresas como Google, Uber, Intel, Apple, Twitter, LinkedIn, Netflix, além de várias outras que fazem parte do dia a dia da população. Sendo assim, um dos grandes motivos pelo qual o inglês é usado internacionalmente é devido ao fato de que ele está nas principais tecnologias que usamos no dia a dia.

Por que o inglês é importante para os negócios?

Hoje em dia, falar inglês pode abrir diversas portas para a área profissional e acadêmica. Isso porque, tendo em vista que essa é a língua mais falada no mundo, grande parte das negociações comerciais, atualmente, são feitas utilizando ela. Dessa forma, independente da sua língua de origem e da língua de origem do seu interlocutor, você pode ter uma conversa com o inglês como se fosse uma “língua coringa”, que pode ser usada com todo mundo em uma roda de conversa.

 

Veja nossos outros conteúdos sobre inglês:

Curso de inglês online grátis com certificado reconhecido pelo MEC

Qual a diferença entre o inglês americano e o inglês britânico?

Curso de inglês deduz no imposto de renda?

Qual é a importância de falar inglês?

Atualmente, devido ao status de universal que a língua inglesa adquiriu, saber falar esse idioma pode ser muito importante na vida de uma pessoa em vários aspectos. Isso porque muitas empresas só contratam funcionários que possuem fluência na língua; os artigos acadêmicos são feitos, prioritariamente, na língua inglesa; a maioria dos softwares são criados na língua inglesa; além de diversas outras coisas.

Além disso, o inglês tem muita importância no nosso dia a dia. Por exemplo, para viajar para outro país, por mais que você não fale a língua local, o inglês pode servir como uma língua coringa; você também pode usar o inglês para assistir filmes  e séries na versão original e com áudio original; também pode usar essa língua para fazer amizades, network, para ser entendido por mais gente nas redes sociais, além de diversas outras coisas.

Deixe um comentário