Prova de inglês 5° ano ensino fundamental

Atualmente o inglês é o idioma mais falado em todo o mundo. O inglês se tornou uma língua essencial, ainda mais quando falamos do fator profissional e acadêmico. Trabalhar este idioma, principalmente nas escolas públicas, na maioria das vezes é algo muito difícil. Haja vista a falta de conhecimento em inglês básico pelos alunos mais vulneráveis. Muitos alunos têm dificuldades ou não têm interesse pelo idioma. 

Outro desafio é que os alunos deverão ser avaliados continuamente através de instrumentos diversos e variados como a participação na aula e realização das atividades propostas, trabalhos individuais ou/e grupo, reprodução no dia a dia escolar dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas durante as aulas.

As provas têm por finalidade desenvolver habilidades de audição, reconhecimento, pronúncia, escrita e leitura em Inglês. Por isso, pensando em auxiliar os professores que desejam elaborar uma boa prova de Inglês, esse artigo foi elaborado. Veja abaixo os passos essenciais para elaborar uma prova.

Identificar o nível em uma prova de inglês

Haja vista que as turmas não evoluem de maneira igual, é necessário que o professor esteja atento a esse fato. Por mais que as turmas estejam na mesma série, elas não vão apresentar a mesma desenvoltura. Isso acontece em todo e qualquer sistema de ensino. Sendo assim, é preciso perceber sua turma e considerar essa percepção. Após fazer essa análise a prova deverá ser elaborada para cada turma tendo como base sua percepção.

Objeto de estudo

Após identificar a faixa etária ou nível da sua prova de inglês, é importante identificar o objeto de estudo que você utilizará como interpretação nas questões propostas. Alguns professores usam questões de estrutura voltadas para gramática e uso de vocabulário, outros, apenas interpretação. Todavia, é importante usar questões que possam trabalhar o contato direto com a língua inglesa.

Dessa forma, no caso da gramática ela precisa estar contextualizada em situações reais de uso e estar inserida no dia a dia do aluno. Essa noção também funciona para as questões que envolvem vocabulário. Veja na tabela abaixo as sugestões de objetos de estudo considerando o nível da turma.

Ensino Fundamental IIEnsino Médio
TirinhasNotícias
Textos envolvendo jogosPoemas
Letras de músicaLetra de Música
Qualquer outro que esteja adequado à faixa etária.Tirinhas mais elaboradas

É importante também não colocar o texto de forma cega. Lembre-se que estamos adequando o texto ao nível do aluno, a fonte desse texto tem que ser uma fonte segura, confiável.

Problematização em provas de Inglês

Durante a avaliação, você deverá identificar que tipo de problema  você deseja que seu aluno compreenda, identifique e responda. Portanto, não crie perguntas vagas ou sem contexto especificado. Assim como qualquer prova, principalmente em matéria de linguagens, em uma avaliação de inglês deve ser inserido um contexto claro e explícito. 

Esse contexto te ajudará no momento de elaboração de itens e enunciados. Portanto, analise bem o texto, a tirinha, a música, etc, que você deseja trabalhar na sua turma.

Os distratores em como elaborar uma prova de inglês

Distratores são alternativas colocadas em provas de múltipla escolha, que parecem plausíveis, mas não estão corretas. São usadas para distrair candidatos que não estão atentos aos detalhes. Ao elaborar uma prova, você deve trabalhar apenas com uma resposta correta; e ela precisa ser clara e deve conter evidências no texto. A identificação dessa alternativa correta deve estar assegurada, e deve demonstrar que está carregada de indícios textuais que a transformam em uma afirmação.

Dessa maneira, busque elaborar uma prova que deseje avaliar o aprendizado dos seus alunos e não apenas colocá-los em exposição a suas dificuldades. A avaliação não é punitiva, diferente de uma prova que vai apenas medir o conhecimento de forma nua e crua, sem se preocupar com a aprendizagem.

Resposta correta

Como dito anteriormente, o gabarito deve estar claro e ser objetivo. A resposta correta deve estar passível de compreensão de todos. O aluno deve depositar total segurança na alternativa correta. Acontece muito quando os distratores são pegadinhas, o aluno fica em dúvida sobre qual marca ou não consegue escolher entre duas que ele acredita que é a correta, evite!

Um bom gabarito deve indicar a resposta correta e uma justificativa clara para cada distratos. Uma forma de fazer isso é, posteriormente a aplicação da prova, que você possa justificar porque determinados itens estão errados e não respondem à pergunta feita no enunciado.

Conteúdo programático de inglês para educação infantil

Preparamos um conteúdo programático de inglês para educação infantil você pode conferir as melhores dicas que separamos.

Conteúdo programático de inglês para educação infantil

Deixe um comentário